Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

terça-feira, 29 de junho de 2010

I Curso de Inverno - ICBS

A turma de bacharelado em Ciências Biológicas do 5º semestre da UFAL oferece aos estudantes de nível superior de Alagoas a oportunidade de incrementar seus currículos com cursos em período de férias, a serem realizados nas imediações do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Serão 8 mini-cursos distribuídos durante os períodos da manhã e tarde, que irão abranger várias áreas, mas todas com o foco nas Ciências Biológicas.  Os mini-cursos serão realizados nas semanas de 12 a 16  e de 19 a 23 de julho de 2010.
Mais informações e inscrições no site: I Curso de Inverno ICBS

Carta da Terra - por Michele Sato


Vídeo encontrado no blog bioterra.blogspot.com 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CH, de novo, nas escolas — Instituto Ciência Hoje


O que usar em sala de aula: livros didáticos, revistas de divulgação científica ou os dois? 
(foto: Wikimedia Commons / Luc Comeau-Montasse)

Leia mais sobre o uso da Revista Ciência Hoje na Escola clicando no link acima.

Novo Centro de Ciência Viva abre suas portas

Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas no Lousal, na próxima quarta-feira, dia 30 de Junho, às 11h00.

SHEWC'2010 - Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança

Fortaleza, CE será sede do Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança, de 25 a 28 de julho de 2010. Veja mais no site do SHEWC 2010

XI Simpósio Iberoamericano sobre Conservação e Utilização de Recursos Zoogenéticos

De 17 a 19 de novembro de 2010 ocorrerá em João Pessoa, PB o 

domingo, 27 de junho de 2010

A Biodiversidade de Madasgacar

Veja as belas fotos feitas por Cristina Goettsch Mittermeier em Madagascar no site de O ECO. 
"Cristina Goettsch Mittermeier é uma das mais atuantes fotógrafas de conservação da natureza. ... Seus cliques mostram a beleza magistral dos baobás, árvores centenárias da África, e os animais-símbolo da ilha, os lêmures."  (leia mais em: O ECO )

sábado, 26 de junho de 2010

1º Congresso Nordestino de Biologia

O 1º Congresso Nordestino de Biologia ocorrerá de 10 a 15 de outubro de 2010, na UNEB, em Paulo Afonso, BA. Mais informações no blog: SemBio2010.blogspot.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

V EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas


O prazo de inscrição de trabalhos para o V EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, termina em 15 de julho deste. O evento ocorrerá em Maceió de 31/08 a 03/09/2010.
Para mais informações leia em: V EPEAL e Educação OnLine by Fernando Pimentel

Biólogo Brasileiro no Relatório do IPCC (Mudanças Climáticas)

O biólogo brasileiro Marcos Buckeridge, autor do livro "Biologia & Mudanças Climáticas no Brasil", foi escolhido para participar da equipe que fará o quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC -  Intergovernmental Panel on Climate Change)
Marcos Buckeridge é diretor científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol - CTBE (leia mais clicando no link do CTBE).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos

A UNESCO e seus parceiros convidam os estudantes do ensino médio de todo o Brasil para apresentar trabalhos escritos e desenhos, até o dia 3 de setembro de 2010, sobre o tema “Biodiversidade”. O Concurso é uma iniciativa em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento e ao Ano Internacional da Biodiversidade, ambos estabelecidos pelas Nações Unidas. 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ESCOLA DE FÍSICA CERN 2010 - Genebra - Suiça

Acham-se abertas as inscrições, até a data de 21 de junho de 2010,  ao processo seletivo de professores de Física de Ensino Médio, das redes particular, municipal, estadual e federal, para participar da Escola de Física CERN 2010, em Genebra, na Suiça, que ocorrerá entre 5 e 10 de setembro de 2010. 
Veja informações no site da Sociedade Brasieira de Fisica 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

sábado, 5 de junho de 2010

Telescópio Remoto Gratuito na Escola


Que tal fazer observações através de um telescópio sem sair da escola? A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está colocando à disposição seu telescópio como parte do programa Telescópio na Escola (TnE) para os alunos fazer observações dos astros. Veja mais detalhas na página da UEPG em "Aberta a inscrição para usar o telescópio da UEPG pela internet"
Mais informações de como observar, como acessar o sistema entre outras coisas, saiba mais no link: Telecópio na Escola

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Concurso sobre a Biodiversidade no Brasil

Participem do Concurso sobre a Biodiversidade no Brasil, promovido pelo Museu da Vida, Museu de Ciência e Tecnologia da PUC/RS e o Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com Globinho e Magazine.
O concurso tem duas categorias: Uma para artistas de 7 a 12 anos - "Animais e plantas na ponta do lápis!" - concorre com um desenho sobre a biodiversidade. Outra para jovens de 13 a 17 anos - "A biodiversidade por trás da câmera!" - concorrem com até três fotografias sobre o tema. O prazo máximo para postagem nos correios é 1 de setembro de 2010.
Veja o regulamento e mais informações como participar no site do Museu da Vida / FIOCRUZ

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Centro de Ciências participa da Semana do Meio Ambiente - CEPA - 31/05 a 02/06-2010

CECITE - Centro de Ciências e Tecnologia da Educação de Alagoas participou da Semana Integrada do Meio Ambiente, de 31/05 a 02/06/2010, no CEPA, Farol, Maceió/AL, com a Exposição Paisagens Cósmicas e visita ao Observatório Astronômico (Prof. Adriano e Pedro), Oficinas de Ciências (Profa Margarida), Oficinas de Biologia e de Física (Professoras Nathally, Rita e Diva e Prof. Ari).