Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

sábado, 26 de março de 2011

Programa Novos Talentos IFAL/CAPES

PROGRAMA NOVOS TALENTOS
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE QUÍMICA

O Instituto Federal Alagoas (IFAL) abre inscrições de 05 a 15 de abril de 2011 para o curso de formação continuada para professores de Química da rede pública de ensino. O curso faz parte do novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa incentivar a prática de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica. 
As aulas serão aos sábados e englobam temas como: metodologia científica, fenômenos físicos e químicos, fórmulas e massa das substâncias, reações químicas e estequiometria, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico e eletroquímica, num total de 40 horas. 
Os interessados devem procurar o IFAL / Campus Maceió, com curriculum vitae comprovado e carta de intenção, justificando os motivos para participação no curso. 
Mais informações pelo fone: (82)2126-7024 ou pelo e-mail: novostalentosifal@gmail.com 

Hora do Planeta

Hoje das 20h30 às 21h30 o mundo todo se une na Hora do Planeta. "Apague as luzes para um mundo melhor. Hora do Planeta 2011." 
"A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos." 
Leia mais e assista o vídeo no site: http://www.horadoplaneta.org.br/hora_planeta.php?p=horaplaneta

terça-feira, 22 de março de 2011

WWF - Campanha contra o desperdício de água.

Dia Mundial da Água - 22 de março


Com o tema: "Água para as cidades - respondendo ao desafio urbano", o mundo comemora hoje o Dia mundial da água com diversos eventos para conscientizar a população sobre o uso da água e a necessidade de preservar esse patrimônio. 
"A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21." Leia mais no sitehttp://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/dia_mundial_da_agua.html
Acompanhe no facebook: 
E visite o site oficial: www.worldwaterday2011.org

domingo, 20 de março de 2011

MOSTRATEC teve trabalhos de Escolas Estaduais de Alagoas


Alunos das Escolas Estaduais Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca/AL) e Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Canoa/AL) participaram da 25ª MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), em Novo Hamburgo/RS, de 18 a 23 de outubro de 2010. 
Foram 300 projetos de 18 países e 27 estados do Brasil. 
Sob a orientação da professora de Química Nadja Maria Alves de Souza, os alunos apresentaram 3 trabalhos entre eles: "A utilização do Alecrim como ovicida e larvicida de mosquitos" 
A Professora Nadja nos informou que projetos de seus alunos foram classificados para a FEBRACE 9. No ano passado alunos das mesmas escolas participaram da FEBRACE 8. (Veja em: alagoas-na-febrace-2010)

FEBRACE 9 - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

De 21 a 26 de março de 2011 ocorrerá a 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo. Os trabalhos selecionados foram enviados em novembro e selecionados em dezembro do ano passado. A mostra dos finalistas será de 22 a 24/03/2011 na tenda FEBACE.     
Veja toda programação no site da FEBRACE

segunda-feira, 14 de março de 2011

A OBA prorrogou inscrições de novas escolas

As escolas que ainda não participam das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) podem se inscrever até a próxima sexta-feira (18/03/2011).
A escola que deseja participar deve fazer o cadastro no site da OBA e ler o regulamento.
Também encontram-se no site as provas passadas que servem de orientação e estudo.  
Participem! seus alunos vão ganhar  além de certificados e medalhas, conhecimentos atualizados em Astronomia e Astronáutica. E a escola também ganha brindes como DVDs, livros e revistas. No ano passado cada escola participante recebeu um galileioscópio.

Curso: Fundamentos de Astronomia

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) que funciona no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação de Alagoas (CECITE-AL) abriu inscrições para o curso Fundamentos de Astronomia para alunos da rede pública estadual.
As inscrições podem ser feitas no próprio CECITE - CEPA - Farol, das 14 às 17 horas. E o curso terá início no dia 02 de abril de 2011 (sábado, das 15 às 19 horas). Mais informações no blog do OAGLL.

sábado, 12 de março de 2011

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA: "Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer."
---------------------
Em resposta à pergunta de um de nossos visitantes estamos postando a excelente matéria do site: 
Diário da Saúde. Click no link acima e leia com atenção. 

Pirogalol, ácido pirogálico ou 1,2,3-benzenotriol 
A fórmula química do Pirogalol, o fenol que participa dos produtos henê. 

A Exposição interativa Sua Mata, Sua Casa comemorando os 25 anos do SOS Mata Atlântica está em Maceió onde deve permanecer até o dia 31 de março de 2011. A exposição encontra-se no Maceió Shopping e está aberta para visita de segunda a sábado das 10 às 22 horas e no domingo das 12 às 21 horas. 
Mais informações veja em: Blog SOS Mata Atlântica