Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

terça-feira, 25 de junho de 2013

Revista de Ensino de Ciências receberá artigos até o dia 30 de junho


A Revista Alagoana de Ensino de Ciências - RAEC, na sua 3ª edição (2ª deste ano) estará recebendo artigos até o dia 30 de junho de 2013. 
Professores interessados leiam as Normas para publicação no blog da RAEC e enviem seus artigos. 
A publicação virtual dessa próxima edição se dará, segundo o Prof. Adriano Aubert, no próximo equinócio, ou seja em setembro com a chegada da primavera. 

"Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul." (Fonte: Wikipedia)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

6º Encontro Nacional de Tecnologia Química

O Centro de Convenções, na cidade de Maceió - AL, sediará nos dias 28 a 30 de agosto de 2013 o 6º Encontro Nacional de Tecnologia Química – ENTEQUI <http://www.abq.org.br/entequi/>, promovido pela Associação Brasileira de Química e pelo Conselho Regional de Química 17ª Região do Estado de Alagoas.
O Encontro pretende ser o espaço de discussão e promoção de novos conhecimentos na busca de melhores soluções para os efluentes líquidos e gasosos gerados nas diversas atividades produtivas da sociedade. Para atender tais finalidades, o Encontro terá em sua programação palestras, mini-cursos, mesa de discussões entre os participantes, sessão de pôsteres de trabalhos tecnológicos, comunicação oral e apresentação de casos de sucesso de empresas, contando, inclusive, com a participação de vários profissionais e pesquisadores de renome nacional.
O 6º Encontro abrirá também espaço para que os alunos de diversas Instituições de Ensino, pública e/ou privada, possam apresentar seus estudos e seus resultados na forma de painéis, durante a Sessão de Pôsteres, incluída na programação do evento.
Serão aceitos trabalhos acadêmicos e tecnológicos, pesquisas, iniciação científica e TCC, que tenham sido produzidos dentro da própria Instituição de Ensino ou durante a realização de estágio junto às Entidades parceiras, nas mais diversas áreas do conhecimento: química analítica, microbiologia, bioquímica e seus processos, química ambiental e suas tecnologias, gestão ambiental, química orgânica e seus processos, tecnologia de alimentos, química inorgânica e seus processos, química tecnológica, tecnologia dos produtos naturais, físico-química e materiais, bem como projetos tecnológicos.
Atenção! A data limite para a submissão dos trabalhos: 07.07.2013.
Público-alvo: Professores, pesquisadores, estudantes e ex-alunos (com até um ano de egresso) de Instituições de Ensino, pública ou privada, dos cursos de nível técnico e dos cursos superiores de tecnologia e suas engenharias, além de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, com ênfase na área da química e outras áreas afins.

Maria Inez Auad Moutinho
Presidente da ABQ-AL

terça-feira, 18 de junho de 2013

FELIZ DIA DO QUÍMICO - 18 de junho

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:JosephWright-Alchemist.jpg

"A VERDADEIRA ALQUIMIA NÃO CONSISTE EM TRANSFORMAR METAIS MENOS NOBRES EM OURO, MAS EM TRANSFORMAR ÓDIO EM AMOR E PROBLEMAS EM SOLUÇÕES" 

FELIZ DIA DO QUÍMICO À TODOS OS PROFISSIONAIS DE QUÍMICA!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Seminário: Ciências e consciência - uma articulação entre teoria e prática


Terminam na próxima segunda-feira (17/06/2013) as inscrições para o VI Seminário de Ciências, que ocorrerá no dia 18 de junho de 2013 às 14 horas na sala multieventos do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE.
O Seminário, que será ministrado pelo Prof. Dr. Paulo César Costa de Oliveira do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL - IQB/UFAL tem como tema: "Ciências e consciência - uma articulação entre teoria e prática". 
A data escolhida para o seminário foi o 18 de junho, Dia do Químico, que neste ano será numa terça-feira. 
As inscrições estarão abertas até as 18 horas do dia anterior ao evento no blog:

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficina de Química para professores no CEPA


Sob a organização da Professora Glaucia Esteves - 15ªCRE / URAPE ocorreu com sucesso, na quarta-feira (29/05/2013), no Laboratório de Ciências da Natureza (LCN) da Escola Estadual Moreira e Silva, CEPA, a II Oficiências para professores. Desta vez os experimentos foram voltados para Química e Ciências do 9º ano. 
Participaram profissionais de Química e Biologia de escolas da 15ª CRE, principalmente, e de outras coordenadorias regionais. 
O evento contou com o apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que deu todo o suporte no credenciamento dos professores, distribuição das pastas contendo o manual de experiências, folders da Oficiências, da Semana do Meio Ambiente e dos Seminários de Ciências, entre outras coisas; do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE, com a participação dos professores Aristóphio A. Alves Filho (Química) e da Profª Rita de Cássia V. de Almeida Barbosa (Biologia); e também da FTD que regalou os participantes com um farto e delicioso lanche e  com agendas 2013. 
Na abertura, que contou com a presença de autoridades, a Profª Cida Santos, Diretora de apoio técnico à Rede (ex-diretora do Ensino Médio) deu as boas vindas aos participantes e proferiu palavras de incentivo aos professores também fazendo um rápido histórico dos LCN das escolas estaduais. Os representantes da 15ª CRE se fizeram presentes e a Coordenadora Maria Márcia Vieira Dantas tomou posse da palavra dando as boas vindas à todos desejando uma ótima tarde de  trocas de experiências   e, ao final, entregou à Glaucia e Aristóphio um presente a cada um como incentivo ao trabalho que está sendo realizado em parceria (15ª CRE e CECITE). 
A Oficiências ocorreu num clima de efetiva participação e interesse de todos e, os professores de Química, Sandovânio F. de Lima, Luciano Raposo e Roohelman Pontes Silva nos ajudou muito realizando os experimentos em suas respectivas equipes e explicando para os outros participantes.  
Veja as fotos e detalhes da II Oficiências no Blog: Vivendo com Ciência
A III Oficiências será sobre Biologia e está prevista para outubro de 2013. Aguardem!