Banner - LCN

Banner - FECEAL 2017

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ralato da Feira de Ciências do Estado de Alagoas - FECEAL - edição 2013

No dia 06 de dezembro de 2013, na quadra da Escola Estadual Professor José Correia da Silva Titara (Instituto de Educação), no CEPA, ocorreu a  Feira de Ciências do Estado de Alagoas – FECEAL – edição 2013(http://feceal.blogspot.com.br). A FECEAL foi uma realização da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), através Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), sob a responsabilidade da equipe do Laboratório de Ciências da Natureza (LCN), componente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE). A feira teve como principal objetivo divulgar trabalhos científicos e pedagógicos desenvolvidos por estudantes e professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública do estado de Alagoas.

Foram apresentados 25 projetos, representando 10 Coordenadorias Regionais de Educação, num total de 65 expositores entre professores e estudantes. (http://feceal.blogspot.com.br/p/blog-page_20.html). Os projetos foram julgados por uma comissão avaliadora constituída por professores e estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Maceió), do Instituto de Química e Bioquímica da Universidade Federal de Alagoas (IQB/UFAL), da Usina Ciência da UFAL e por técnicos pedagógicos da Gerência do Ensino Médio – GEMED/ SEE. Cada trabalho foi desenvolvido por um professor orientador e dois estudantes e apresentado através de um pôster, tendo sido enviado para a comissão organizadora no ato da inscrição o projeto e um resumo do trabalho. 
A comissão organizadora da FECEAL foi composta por representantes/professores do CECITE, Nathally Marques Silva Lima (diretora geral), Robson Moura (diretor adjunto), Rita de Cássia Vieira de Almeida Barbosa, Aristóphio Andrade Alves Filho, Maria Célia Aroucha dos Santos, Cleide da Silva Oliveira, Maria Margarida Santos Lira, Malba Santos, Christiane Fragoso de Melo Farias e Adriano Aubert Silva Barros. Além dos componentes da comissão contamos com o apoio da professora Verônica Batista, Sílvio Adelar Bertoni da Cunha e Suzzane Nadir Barbosa da Silva.
Prestigiaram a FECEAL a Secretária Adjunta da SEE, Profa. Laudirege Fernandes Lima, a Superintendente de Políticas Educacionais, Profa. Maria Valéria Barros de Lima, a Diretora das Modalidades e Diversidades da Educação Básica, Profa. Maria Nilce de Mendonça Pinto, técnicos pedagógicos da SEE, professores das escolas expositoras, professores e estudantes do CEPA, e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação - CRE.
A FECEAL contou com o apoio da Gerência de Ensino Médio – GEMED, das Coordenadorias Regionais de Educação – CRE, destacando a URAPE da 15ª CRE, representada pela Professora Gláucia Esteves da Silva, do IFAL/Maceió, representado pelo professor Me. Rui Fernandes da Silva, do IQB/ UFAL, representado pelo professor Dr. Paulo César Costa de Oliveira, da Usina Ciência da UFAL, representada pelo professor Dr. Reinaldo Augusto F. Rodrigues e também das empresas SEBRAE, SENAC e CIEE que doaram pastas, canetas, blocos, cinco (5) eco bags e dois (2) cursos de informática para sorteio entre os participantes.
Toda a arte da FECEAL ( Logo, Cartaz, Faixa, Banner, Crachá, Camisas, Certificado, Convite, Etiqueta da medalha e Newslleter do convite)  foi idealizado com o apoio do designer gráfico Alecksander Lima.
Durante a Feira tivemos 08 sessões do planetário móvel do Observatório Astronômico Genival Leite Lima – OAGLL / CECITE (http://oagll.blogspot.com.br). Os estudantes tiveram também a oportunidade de visitar a exposição sobre Astronomia e participar de 02 oficinas de lançamentos de foguetes além de fazer observação das manchas solares.
Ao final da Feira todos os estudantes e professores expositores receberam uma medalha e um certificado de participação na FECEAL. Também os professores e estudantes avaliadores foram agraciados com um certificado de colaboração.
A cerimônia de premiação da FECEAL ocorreu no dia 18 de dezembro de 2013 no mini auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação. A Direção geral do CECITE, na pessoa da Professora Nathally Marques Silva Lima, deu início à reunião esclarecendo todo o processo da FECEAL e critérios de avaliação e projetos vencedores. Contou com a presença da Superintendente de Políticas Pedagógicas – SUPED, Maria Valéria Barros de Lima, que fez uso da palavra congratulando a todos os participantes e incentivando aos estudantes a dar continuidade a esse trabalho. Estiveram presentes também a Diretora de Ensino Básico, Claudiane Pimentel, e a Gerente do Ensino Médio, Fernanda de Albuquerque Tenório, além de alguns técnicos da Gerência de Ensino Médio – GEMED.
Cada escola premiada foi contemplada com um troféu (total de seis troféus). Os professores e estudantes receberam tablets – LeaderPad Dualcore 4 GB, Android 4.1, compatível modem 3G, tela de 7 polegadas touch screen e câmera (total de 18 tablets), adquiridos pela Secretaria de Educação e do Esporte do Estado de Alagoas.
A equipe do projeto “Cantinho de Ciências nas séries iniciais” da Escola Estadual José Correia da Silva Titara foi comtemplada com ecobags e as estudantes com duas bolsas de estudo de informática doadas pelo SENAC. http://feceal.blogspot.com.br/p/premiacao.html
Mais fotos do evento em: http://feceal.blogspot.com.br/p/fotos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário